Falta de organização e planejamento faz Prefeitura de Rio Branco perder R$ 7,5 milhões por falhas técnicas e atrasos em projeto do Terminal Urbano

A Prefeitura de Rio Branco perdeu R$ 7,5 milhões que seriam investidos na ampliação do Terminal Urbano, no Centro da capital. O recurso, oriundo de convênio assinado em 2020 com a SUDAM (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia), foi cancelado após a gestão municipal descumprir prazos e exigências técnicas essenciais.
Documentos apontam que o projeto acumulava pendências desde o início, incluindo ausência de licença ambiental, plano de sustentabilidade, sondagem de solo e outros documentos técnicos. Mesmo com cobranças formais, como um ofício enviado pela SUDAM em 2022, a prefeitura não regularizou a situação. O convênio foi encerrado oficialmente em novembro de 2023.
A perda do investimento frustra expectativas de melhorias no terminal, geração de empregos e fomento à economia local. Apesar do prejuízo, a Prefeitura apresentou um novo projeto reformulado, com terminal de quatro andares e edifício garagem. No entanto, o novo plano ainda está incompleto e depende de R$ 25 milhões em novos financiamentos.
Em resposta, o articulador institucional da prefeitura, Jonathan Santiago, negou que valores tenham sido devolvidos, alegando que o recurso estava apenas em fase de captação. Segundo ele, a mudança de gestão e a inclusão de novos projetos geraram atrasos e uma nova análise por parte da SUDAM.
O fato, no entanto, escancara a falta de organização e planejamento da Prefeitura, que perdeu a oportunidade de revitalizar um espaço essencial para a mobilidade urbana de Rio Branco.
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